Imagem de Fernanda Ledesma
Fórum - "A propósito de literacias"
por Fernanda Ledesma - Domingo, 7 Abril 2013, 15:32
 
Fórum - "A propósito de literacias"

Imagem de Rute Vaz
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Rute Vaz - Quinta, 11 Abril 2013, 10:30
 

Mais uma palestra, infelizmente a última deste ciclo, mas exemplar como todas as anteriores. Parabéns à organização!

 

E a propósito de literacias… gostaria de me referir a outro tema afim, na qualidade de professora de matemática – que são as materacias

Embora não tenha sido muito explorado nesta sessão este assunto, parece-me que é de consenso geral, os benefícios do ensino de uma “matemática crítica”, que promova a materacia. Esta representará uma mais valia na integração dos indivíduos na sociedade em que vivemos.

Para o Ole Skovsmose (2008), uma abordagem de investigação relaciona-se diretamente com a Educação Matemática Crítica no desenvolvimento da materacia,ou seja, no sentido de desenvolver a capacidade de interpretar e analisar sinais e códigos, de propor e utilizar modelos na vida quotidiana, de elaborar abstrações sobre representações do real, além de cuidar das habilidades matemáticas, preocupando-se com as competências referentes à interpretação e à ação, numa situação social e política estruturada pela matemática. A Educação Matemática Crítica está orientada para o desenvolvimento da educação matemática como suporte da democracia, implicando que os grupos de investigação (micro sociedades) das salas de aula de matemática devem também regular-se por parâmetros democráticos.

A preocupação de Skovsmose (2008) prende-se com os modos de desenvolver uma Educação Matemática que vise a democracia numa sociedade estruturada por tecnologias, uma Educação Matemática que não torne opaca a introdução, aos alunos, do pensamento matemático, mas que os leve a reconhecer as suas próprias capacidades matemáticas, a tomar consciência da forma como a Matemática opera em algumas estruturas tecnológicas, militares, económicas e políticas.

Bem hajam!

Imagem de Fernanda Ledesma
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Fernanda Ledesma - Sexta, 12 Abril 2013, 01:18
 
Olá Rute,

Gostei do termo que usa "materacia", costumo referir, não à matematica em específico, mas a todas as áreas do saber, como "Literacias científicas das diversas áreas do saber" desconhecia um ter específico para as literacias relacionadas com a matemática. Gostei de aprender um termo novo. 

Aproveito para agradecer a vossa disponibilidade para a reflexão em torno dos diversos temas que são transversais. 
Fernanda Ledesma
Imagem de Rita Vitoriano
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Rita Vitoriano - Sábado, 13 Abril 2013, 15:12
 

Colega Rute Vaz,

Gostei e concordei com a sua intervenção referindo-se ao termo “materacias”. Enquanto professora de matemática, valorizo este conceito e o desenvolvimento das competências matemáticas de comunicação e interpretação. O desenvolvimento do pensamento matemático e a matemática crítica são muito importantes em todo o processo de ensino/aprendizagem da matemática e no desenvolvimento de competências matemáticas.

Cumprimentos 

Imagem de ana reynaud liborio
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por ana reynaud liborio - Sexta, 12 Abril 2013, 20:16
 

Deveras interessante o tema deste seminário, assim como a pertinência e a actualidade das intervenções de todos os oradores, em especial da Dra. Ana Maria Pessoa  cuja vertente  abordada achei particularmente feliz e motivadora.

Creio ser ponto assente que há que diferenciar informação e conhecimento; se há umas décadas atrás a tendência da cópia, do plágio era na altura mais facilmente identificável e o aluno tinha a consciência da batota que estava a cometer, agora a questão torna-se tão mais complicada nesta era, dita das “novas tecnologias”, cuja profusão de dados, induz facilmente ao “copy paste” com a agravante que, por vezes (ou vezes a mais) o aluno nem sequer tem a consciência que está a cometer uma incorreção; isto é, a facilidade com que um manancial de informação é facultado, e se tal não for bem gerido, ao invés de ser uma mais-valia, poderá facilmente tornar-se contraproducente; a propósito relembro Saramago que escrevia, ”O excesso de abundância de informação pode fazer do cidadão um ser muito mais ignorante. Eu explico. Acho que as possibilidades tecnológicas para desenvolver a massificação da informação têm sido muito rápidas. No entanto, o cidadão não dispõe dos elementos e da formação adequados para saber escolher e seleccionar, o que leva a que ande perdido nessa selva. Precisamente, nesse desnível é onde se dá a instrumentalização em prejuízo do indivíduo e, portanto, a desinformação. “, in 'La Jornada (2004)'

 

Creio que este pequeno texto é bastante ilustrador da importância das literacias, e do nosso papel, enquanto professores; se é um facto que os alunos necessitam de quantidade e diversidade de meios, o papel do professor é determinante para que o aluno saiba avaliar para poder escolher e que desenvolva um espírito crítico que lhe permita, relacionar e agir com conhecimento e responsabilidade. A longo prazo, um cidadão que, como referiu a  Dra. Ana Maria Pessoa, seja capaz de ao longo de toda a sua vida manter a postura de uma aprendizagem evolutiva. 

Imagem de Lurdes Monteiro
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Lurdes Monteiro - Domingo, 14 Abril 2013, 12:38
 
Re: Mensagem da Ana Reynaud

Sem dúvida. As nossas preocupações e os nossos desafios diários  estão retratados na tua mensagem.

Permite-me relembrar o escritor Raul Brandão que afirmava que o homem é um complexo dinâmico com possibilidades de tudo. 

Penso que poderá ser nessas tendências ou possibilidades opostas que se valoriza o melhor.

 Lurdes Monteiro  
Imagem de Rita Vitoriano
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Rita Vitoriano - Sábado, 13 Abril 2013, 16:03
 

Queria facilitar a organização deste ciclo de conferências pelo que nos proporcionou.

Este tema das literacias mereceu várias abordagens, apresentando a literacia, sua definição e sua importância numa diversidade de vertentes.

A literacia é uma competência que exerce um papel fundamental na vida do indivíduo e na sua perceção relativamente à realidade. A literacia assume um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, tendo um grande impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

A literacia não se resume apenas na capacidade para ler e escrever, mas também engloba competências como a aplicação, compreensão, interpretação, comunicação, avaliação.

O processo educativo é crucial para o desenvolvimento da literacia, os professores assumem um papel muito importante neste processo desenvolvendo um conjunto de estratégias e atividades que permitem o progresso de competências da literacia nos seus educandos. As bibliotecas e os professores bibliotecários também exercem um papel importante no desenvolvimento da literacia dos alunos. 

Imagem de Lurdes Monteiro
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Lurdes Monteiro - Domingo, 14 Abril 2013, 12:03
 
 Citando as palavras do Dr.José António Calixto: "A literacia (em sentido amplo) é essencial para o desenvolvimento pessoal e social. A literacia da informação é uma componente essencial do processo educativo."

Sem dúvida que todos nós, membros de uma sociedade moderna, temos de fazer parte de um mundo desenvolvido que exige outras competências, outras literacias, sempre acompanhando o desenvolvimento tecnológico e nunca deixando que a escola esteja atrás dos recursos que os nossos alunos têm em casa. A escola, para mim, deve ser a primeira a avançar, a primeira a disponibilizar as ferramentas, a primeira a ser dinâmica. A lista das literacias muda, atualiza-se, ajusta-se a uma sociedade que requer versatilidade, conhecimento. autonomia e que exige mudança e inovação.

E permitam-me mais uma citação.

The NCTE Definition of 21st Century Literacies:
" Literacy has always been a collection of cultural and communicative practices shared among members of particular groups. As society and technology change, so does literacy. Because technology has increased the intensity and complexity of literate environments, the twenty-first century demands that a literate person possess a wide range of abilities and competencies, many literacies. These literacies—from reading online newspapers to participating in virtual classrooms—are multiple, dynamic, and malleable. As in the past, they are inextricably linked with particular histories, life possibilities and social trajectories of individuals and groups."

Lurdes Monteiro
Escola Secundária D. João II - Setúbal
14 de abril 2013
Imagem de João Paulo Maia
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por João Paulo Maia - Domingo, 14 Abril 2013, 21:25
 
Boa noite a todos!

Antes de se começar a explorar um tema ou um problema é cientificamente virtuoso começar por se esclarecer o que se entende de re por tal coisa. Isto é, trata-se de indagar de que tipo de coisa se trata - através de recursos linguísticos, é certo - quando se fala, no caso presente, de "Literacias". Porquê "literacias"? 

Não basta dar exemplos sugestivos, ainda que alguns exemplos sugestivos parecem assegurar algumas pistas para aquilo que se quer referir no uso do termo "literacias", caso o termo não seja vazio, como plausivelmente não o é. 

Tentarei voltar a este tópico, na sequência de uma intervenção que efectuei no final desta conferência plural, e tomando também em consideração, obviamente, os contributos efectuados pelos conferencistas e pelos colegas, alguns dos quais já publicaram aqui comentários.  

Antes porém de fechar esta minha primeira intervenção, quanto ao tópico em análise, cumpre-me agradecer a participação dos três conferencistas (com especial destaque para a Professora Ana Pessoa) e de todos os colegas. 

Fiquem bem e até breve! 

João Paulo Maia

Escola Secundária D. João II
Imagem de Elisabete Romano
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Elisabete Romano - Segunda, 15 Abril 2013, 00:04
 

É consensual que as literacias são múltiplas e que devem ser exercitadas tendo em conta as diversas práticas sociais. Aliás, a definição que organismos internacionais como a UNESCO ou a National Adult Literacy Agency dão dela mostram que a literacia se refere a um conceito que incorpora, no seu espectro semântico, processos de transformação social e política, muito para além da mera aprendizagem e domínio das técnicas de leitura e de escrita. Apresenta-se como fortemente complexo e polifacetado, ao ponto de se defender a necessidade em se falar de literacias ou multiliteracias em vez de utilizar a designação apenas no singular.

Se é verdade que educar para a literacia implica reconhecer relevância aos materiais escritos e ao processamento dessa informação, e tal pode ser feito, desde a infância da criança, aproveitando todas as situações de ficcionalização lúdica, importa ter presente que, sendo uma prática social e cultural, a literacia não se adquire de forma espontânea, mas requer um trabalho de planificação consciente, de práticas intencionais e sistemáticas, com processos de monitorização constantes, e de avaliação, com um espírito de abertura à inovação e à criatividade.

Há uns anos atrás as literacias fundamentavam-se na preparação dos alunos para a capacidade de uso efetivo do livro, do papel e de tecnologias de escrita, hoje as literacias incluem, para além da capacidade de interagir com os materiais anteriormente assinalados, também o saber-fazer necessário para:

• Procurar, construir e compreender a informação na internet.

• Efetivamente usar um motor de busca para procurar informação precisa sobre algo.

• Avaliar criticamente a informação encontrada no espaço Web, inferindo quem a criou, que ponto de vista adota e o modo como a informação é apresentada.

• Enviar uma mensagem de correio eletrónico numa variedade de contextos e para uma multiplicidade de destinatários para obter informação útil.

• Utilizar um processador de texto de forma efetiva.

A atenção crescente que a literacia tem tido nos últimos anos é em parte atribuída ao crescimento exponencial da quantidade de informação disponível, bem como, ao predomínio crescente dos formatos digitais. A explosão informacional associada ao advento das Tecnologias de Informação e Comunicação configura uma nova sociedade onde a informação, caminho para o conhecimento, ocupa um lugar cimeiro. As mudanças no mundo caracterizadas pela explosão informacional e as alterações nos padrões de comunicação, associadas ao surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), configuraram uma nova forma de sociedade onde a informação ocupa um lugar de destaque. Com efeito, a informação, caminho para o conhecimento, passou a constituir-se como uma alavanca para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico.

Imagem de Ana Silva
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Ana Silva - Segunda, 15 Abril 2013, 16:56
 

A literacia no seu significado mais simples é "capacidade de ler e escrever; alfabetismo" ( in dicionário escolar da língua portuguesa; Porto Editora; pp.371).

Constatamos que afinal a literacia não é somente o que está referido atrás, mas sim e de acordo com os oradores desta conferência há muito para dizer sobre o que é a literacia na sua globalidade de significados.

Para atingir a literacia é necessário ser dotado de algumas competências que terão que ser adquiridas pelos alunos em contexto de sala de aula, escola, casa e sociedade. Para compreender toda e qualquer mensagem, escrita, pictórica, gráfica, por símbolos... temos que ler entrelinhas, fazer inferências e juízos de valor sobre essas mesmas mensagens.

Literacia é a aplicação dos nossos conhecimentos para interpretar e assimilar novos conhecimentos. A partir deste pressuposto, considero que a biblioteca é um meio privilegiado para pesquisar e consultar informação, através dos meios em suporte de papel e digital. Por outro lado lamento serem poucos os discentes que utilizam a biblioteca para esse fim. As nossas bibliotecas (1ºciclo), embora apetrechadas, são pouco utilizadas e as atividades aí desenvolvidas não vão ao encontro às nossas necessidades prementes de pesquisa e realização de trabalhos em sala de aula. A disponibilidade dos professores bibliotecários é pouca e nós, professores titulares de turma, com as exigências que nos são impostas, também não dispomos de tempo para auferir em pleno com os alunos a utilização da biblioteca escolar como um recurso educativo.

Imagem de Maria Raquel Henry
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Maria Raquel Henry - Quinta, 18 Abril 2013, 16:58
 
De todas as conferências, esta foi a que mais me entusiasmou. 
Porque a literacia não se esgota no saber ler, escrever e contar. 
Porque o saber ler nas entrelinhas dos textos, ou interpretar uma pintura, uma pauta musical, ou a expressividade duma dança são a expressão do que realmente é o saber. 
Porque a literacia é o que se retém da informação e o que depois se faz com ela.
Tanta, tanta informação no que foi dito.
Obrigada
Imagem de isabel palmelão
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por isabel palmelão - Segunda, 22 Abril 2013, 19:08
 
Queria começar por parabenizar a formadora pela excelente iniciativa desta formação em formato de ciclo de conferências que me enriqueceu pelo contacto com palestrantes de elevada qualidade e me me conduziu a momentos de reflexão sobre temas pertinentes e inquietantes que se prendem com a educação. Sobre este tema em particular constato com inquieteção a iliteracia dos alunos do 2º ciclo quando se lhes atribui a elaboração de trabalhos de pesquisa: não selecionam os elemento de informação fundamentais, não conseguem definir as ideias e não conseguem traduzir o que encontram na internet para a sua própria linguagem. Penso que a solução passará pela criação de hábitos de leitura e de desenvolvimento de espírito crítico, mas como poderá a escola aqui chegar se foram abolidas as ACND e se está em permanente correria para se cumprir o lecionamento dos conteúdo definidos nos programas das disciplinas? Como envolver também os pais/ee no combate da iliteracia?


Imagem de Cristina Godinho
Fórum - "A propósito de literacias"
por Cristina Godinho - Terça, 23 Abril 2013, 18:06
 

Para mim esta palestra foi a que mais me fascinou, e não desprestigiando os restantes oradores, cativou-me em particular a Dr.ª Ana Pessoa. Considerei de extrema pertinência a intervenção por ela feita, porque senti que foi muito ao encontro da desajustada forma como a arte é tratada nos currículos dos nossos alunos, pois acredito plenamente que na conjuntura mundial que atravessamos necessitamos de indivíduos mais interventivos, mais ativos e com sentido crítico, e isto é sem dúvida o papel do ensino pela arte onde as escolas têm um papel muito particular e fundamental, já que é um espaço de observação e de análise por excelência.

Se considerarmos que a maioria dos nossos alunos não tem a oportunidade de experimentar estas aprendizagens fora da escola, é certo que nestes moldes, estamos condenados a uma iliteracia interventiva.


Imagem de maria joão  trindade
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por maria joão trindade - Quarta, 24 Abril 2013, 14:01
 
A era digital transformou o modo como acedemos à informação e ao conhecimento.
Chamo -lhes literacias porque são formas de "ler" a informação e de a transformar em conhecimento e como falava Ana Pessoa, passa pela leitura de uma imagem, de um discurso...
Os nossos alunos, no entanto, precisam de ter formação nas várias literacias que utilizam com facilidade, rapidez mas falta-lhes competências para distinguir o trigo do joio, para tratar a informação, para apresentar um trabalho. daí a importância da metacognição, do aprender a aprender.
A proficiência é consequência da capacidade de análise, de crítica e de reflexão que por vezes a multitarefa não lhes proporciona. É preciso que sejam capazes de autoregularem as suas aprendizagens.
Isto pressupõe um trabalho articulado entre todos os departamentos da escola e a biblioteca escolar.
Mas é uma tarefa pesada!
Daí que acho importante os documentos da RBE "Aprender com a biblioteca escolar" em cuja elaboração  a convidada do painel Rosa Martins foi co-autora.
Imagem de António Campos
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por António Campos - Quinta, 25 Abril 2013, 22:36
 
A conferência "A propósito de literacias" permitiu-nos abrir horizontes acerca do conceito associado ao tema. 

Na verdade literacia será, em sentido lato, a capacidade que cada um de nós deverá possuir e utilizar na codificação e descodificação de mensagens, que nos são apresentadas a partir das várias áreas do saber, através dos mais variados suportes e com uso dos diversos sentidos de que dispomos.

Com isto torna-se inevitável incluir as disciplinas do curriculum - as diversas áreas do saber - ou seja, estabelece-se  a ligação entre a Escola e as literacias.

A literacia inclui, não apenas, a apropriação da informação, mas antes, a partir desta, e através processos cognitivos, a sua transformação em conhecimento, que cada indivíduo passará a dispor, a partir de então, como um recurso disponível.

Isto conduz-nos a um "problema", que literacias se pretende que os alunos apreendam no seu percurso escolar? E como vamos avaliar a aquisição, ou não, dessas literacias?
Imagem de Maria Margarida Coelho
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Maria Margarida Coelho - Sexta, 26 Abril 2013, 21:38
 
É importante que ensinemos os nossos alunos nāo só a interpretar textos mas sobretudo a procurar a informaçāo, a discuti-los com sentido crítico e a fazer uso daquilo que lêem na sua vida e para a sua vida. Saber utilizar os recursos que as bibliotecas lhes proporcionam e que têm um papel tāo importante na divulgaçāo de informaçāo e na motivaçāo dos para a leitura recreativa ou formativa. A escola tem aqui um papel primordial pois é nela que muitos alunos têm o seu primeiro contacto com a informaçāo. Daqui para o meio envolvente será o primeiro passo para que possam entāo partir para outros polos culturais como bibliotecas municipais, feiras do livro, internet, etc.
Imagem de Anabela Teixeira
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Anabela Teixeira - Terça, 30 Abril 2013, 14:16
 

A de literacia vai para além da mera compreensão e descodificação de textos, inclui um conjunto de capacidades de processamento de informação que os usamos na resolução de tarefas associadas com o trabalho e com a vida pessoal. Sem dúvida vivermos numa sociedade da informação com inúmeras solicitações. O que nunca me tinha ocorrido foi existirem vários tipos de iliteracias, como em relação à música (leitura de uma partitura) ou a uma obra de arte. Pelo que foi uma chamada de atenção.

Imagem de Dina Cardoso
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Dina Cardoso - Terça, 30 Abril 2013, 17:12
 
 

O tema deste seminário foi muito interessante tendo sido a intervenção da Dra Ana Maria Pessoa a que mais me fascinou pela vertente que foi abordada.

 

É necessário que os nossos alunos tenham cada vez mais um sentido crítico face ao que os rodeia e assim possam ser mais interventivos. A arte tem sido efetivamente tratada nos curriculos dos nossos alunos de forma muito desasjustada e efetivamente uma imagem vale mais do que mil palavras...

 

Em relação à intervenção da colega Rute Vaz em relação á literacia matemática que não foi abordada, gostaria de referir que este assunto é de extrema importância pois tem sido atribuída apenas á escola uma grande fatia de responsabilidade, no entanto é necessário que a sociedade ofereça oportunidades con­tinuadas de aprendizagem da matemática pois não basta que o ensino desta seja suficientemente estimulante e compensador para que os alunos desejem continuar a usar a matemática ao longo da vida. E mais uma vez acentuo a necessidade dos encarregados de educação se envolverem na literacia dos seus educandos estimulando-os para o estudo e valorizando a escola e o saber.

 

Mais uma vez os meus parabéns pela organização deste ciclo de conferências.

 
Imagem de Sandra Piçarra
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Sandra Piçarra - Terça, 30 Abril 2013, 19:18
 

Devo confessar que de todas as conferências programadas esta era a que menos me suscita interesse. Puro preconceito, talvez... E que grande surpresa!!!

Foi de facto bastante interessante.

A apresentação da Drª Ana Pessoa imprimiu um ritmo contagiante, desafiou as mentes e levou-nos ao posicionamento como alunos. Revelou-nos a nossa formatação, muitas vezes intencional, e que levamos aos nossos alunos. Criou-nos/ recordou-nos a importância do espírito critico e do estado de alerta.

Fiquei também desapontada quando tomei conhecimento da "exigência" que se faz aos colegas responsáveis pelo dinamismo das bibliotecas, sem que lhes sejam dadas oportunidades reais de concretização. Percebi que essa situação leva ao sentimento de injustiça, de trabalho "mal cumprido" o que é bastante penoso para quem se dedica.

Obrigada por nos proporcionarem mais esta tarde de partilha e aprendizagem.

Imagem de ML Clemente
Fórum - "A propósito de literacias"
por ML Clemente - Quarta, 1 Maio 2013, 23:49
 

As minhas primeiras palavras, que são de agradecimento, vão para os oradores que nos presentearam com tão objetivas e pertinentes intervenções no âmbito das literacias. Por outro lado, acresce a estima que tenho por todos eles, uma vez que em várias etapas do meu percurso profissional tive a sorte de privar com os oradores e, de alguma forma, os considerar como referenciais na minha carreira como professora bibliotecária.

Destaco a intervenção da Ana Pessoa pela abordagem inferencial que fez relativamente às literacias. Digo inferencial, porque é necessário compreender o que está para além do que os nossos olhos vêem. Esta capacidade/competência de ir mais além, necessita de ser ensinada e treinada, assim como qualquer outra competência.

É consensual que vivemos na sociedade da informação e do conhecimento. Podem não ser consensuais as formas como a maioria dos cidadãos acede, trata a informação e a transforma em novo conhecimento, particularmente, os nossos estudantes/alunos. 

Enquanto professora bibliotecária, ou no dizer de Calixto “bibliotecária escolar”, (embora prefira a primeira denominação, uma vez que a segunda parece-me valorizar a parte tecnicista da função) cumpre-me o dever de apoiar os alunos no uso da literacia da informação. No entanto, esta é uma tarefa de todos os docentes, logo transversal a todo o currículo escolar, assim como, “a sua aquisição requer um programa de desenvolvimento seguindo em continuidade a educação desde o pré escolar, através de todos os níveis do ensino básico e secundário, até à educação posterior e universitária. Muitas das competências de informação estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da linguagem e da leitura e precisam de ser introduzidas no estádio apropriado, depois praticadas, reforçadas e alargadas.” (Herring, 1988)

Neste sentido, defendo a integração de um programa de literacia de informação no currículo escolar. Há que educar os alunos para o uso correto da informação, de forma a torná-los cidadãos críticos.

Termino dando os parabéns à nossa formadora, Fernanda Ledesma, pela qualidade das conferências e respetivos conferencistas/oradores e, igualmente, pela forma como tudo esteve organizado.

Bem hajas, Fernanda.  

Imagem de Eulália  Alves
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Eulália Alves - Quinta, 2 Maio 2013, 17:07
 

Mais uma vez, marcaram pela positiva.

O tema tão largamente debatido nos últimos tempos e que continua a suscitar tanta necessidade de explorar. Nenhum de nós passa indiferente a esta questão, a facilidade de acesso à informação, mas que depois não é transformada em conhecimento.

Os nosso jovens precisam urgentemente de trabalhar as literacias, o "ler para além de". Desde muito precocemente isto deve ser tido em conta, será uma questão "de berço"? Ou a ser deixada à responsabilidade das escolas? Todos nós sabemos a resposta, mas também todos nós sabemos o quanto difícil é de por em prática. Cada vez mais tudo de encontra à distancia de um "touch". Todos os dias somos abordados por aplicações que nos permitem fazer praticamente tudo sem termos que "saber" muito. Cabe-nos então, mais uma vez, tentar inverter esta tendência. Infelizmente o sistema não está a deixar muito tempo/espaço para esta tarefa, a pressão exercida para se cumprirem metas de classificação usurpa a calma e "descontração" necessária para este "remar contra a maré". Este papel que as Biblioteca Escolares tão bem estavam a desempenhar em parceria com os titulares de turma, está agora comprometido. Continuemos então esta luta desigual. Bom trabalho...

Imagem de Maria José Vassallo Pereira Garcia
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Maria José Vassallo Pereira Garcia - Domingo, 5 Maio 2013, 12:13
 

Numa época em que o acesso à informação é muito facilitado por um conjunto de meios e suportes tecnológicos muito diversificados, o mundo torna-se mais “pequeno”, podendo dizer-se que a informação está ao alcance de (quase) todos.

Mas o acesso à informação ganha mais relevância quando aquela é transformada em conhecimento.

Para se operar essa transformação é condição indispensável termos desenvolvido as competências que permitam interpretar a informação, no sentido de nos apropriarmos do conhecimento que encerra.

É a este conjunto de capacidades, (ler, compreender, contextualizar e utilizar conhecimento) que designamos Literacias.

Parabéns pela organização deste ciclo de conferências.

Maria José Vassallo

Imagem de Maria  Cruz
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Maria Cruz - Segunda, 6 Maio 2013, 16:02
 
Concordo plenamente com a colega.
É urgente trabalhar as literacias com os nossos alunos e tivemos o exemplo de que as mesmas se podem trabalhar de diversas formas. Obviamente que não podemos deixar este trabalho apenas para as escolas e consequentemente para os professores, no entanto temos aqui uma responsabilidade acrescida enquanto profissionais da educação.
Devia ser feita pressão juntos dos nossos superiores para voltar a dar a importância devida à Biblioteca Escolar, não faz sentido um professor para cerca de 1000 alunos, se analisarmos chegamos facilmente à conclusão que não é de todo viável! 
Os nossos jovens precisam MESMO de trabalhar literacias!!!!
Imagem de Margarida Pinto
Re: Fórum - "A propósito de literacias"
por Margarida Pinto - Segunda, 6 Maio 2013, 18:48
 
 

A literacia de informação é o que parece estar a faltar ultimamente aos nossos alunos! Um dos exemplos, que começa já a ser dramático, é o do copy/paste que assistimos constantemente quando lhes é pedido para fazerem um trabalho de pesquisa. Poucos são aqueles que selecionam e avaliam a veracidade da informação. Numa era em que somos dominados pelos media e tudo se “tira” da internet, torna-se necessário munir os alunos de um conjunto de competências que lhes permita desenvolver um pensamento crítico, capazes de avaliar e analisar toda a informação recolhida, em vez de tomarem tudo como certo à priori. O desenvolvimento deste tipo de competências, que se irão potenciar ao longo da vida, permitir-lhes-á tornarem-se cidadãos conscientes, responsáveis e confiantes, pró-ativos e com sentido crítico e gosto pelo saber/aprender.

 

Acredito que, ensinar aos nossos alunos o que é a literacia da informação, a par da metodologia do projeto (projectual), fará a diferença, enquanto professores, no que estamos a ajudar a construir!!

 

 

Não posso deixar de saudar a primeira oradora Dra Ana Pessoa, que agarrou toda a nossa atenção, no pouco tempo que lhe competia, com todo o entusiasmo e pertinência que o tema sugeria.