Imagem de Maria Margarida Coelho
Autonomia
por Maria Margarida Coelho - domingo, 7 abril 2013, 15:20

Ao ouvir um dos conferencistas, fiquei "presa" ao tema da autonomia. Talvez por nesta altura da minha vida pessoal tenha dois filhos já e em transição para a vida ativa, este tema me sensibilize especialmente.
É necessária autonomia para conviver com os riscos, as incertezas e os conflitos da sociedade.
É necessário que haja autonomia não só física mas emocional para que o indivíduo seja capaz de estruturar o próprio pensamento, possibilitando a sua participação em discussões e diálogos sabendo expor abertamente as suas opiniões. É necessário que seja capaz de refletir, interrogar e deliberar em liberdade.
Pensei não só nos meus alunos mas também nos meus filhos e em como é difícil enquanto mãe, aceitar e prepará-los para a autonomia. "Lançá-los ao mundo" é uma tarefa relutante mas realmente necessária e que a longo prazo se traduzirá numa maior responsabilização. Serão certamente adultos mais completos em todos os aspetos, podendo participar de forma ativa na sociedade em que se integram, contribuindo e agindo nela de forma crítica e construtiva.