Foi com grande satisfação que assisti a esta revigorante conferência.
Estes dias que vivo, rodeada de contradições, de frustrações e de desmotivações, levam-me muitas, muitas vezes a perder "norte" do objetivo principal que me faz ser professora.
O discurso que assisti fez-me recordar que é possível uma escola diferente, que essa escola existe, mas muitas vezes permitimos que se sobreponha aquilo que promove o insucesso.
Tenho o privilégio de participar no projeto turmamais, pelo quarto ano, num registo em que todas as disciplinas são intervencionadas. As vantagens, quer para os alunos, quer para os professores, têm sido marcantes. Deparei-me, contudo, com uma variável entre os dois grupos que foi marcante para o sucesso educativo- a família. Todos nós sabemos da grande importância do envolvimento familiar no sucesso e, faltando este pilar, todo o esforço pode ser comprometido. De facto, o primeiro grupo que acompanhei 7º, 8º e 9º anos, "jogava" com boas bases de formação ( família, escola, professores, alunos...), e por isso o final do ciclo teve um sabor de dever bem cumprido. No entanto, este segundo grupo, que também acompanho desde o 7º ano, tem o seu sucesso comprometido devido à falta de acompanhamento dos encarregados de educação, bem como à falta de ambições. As estratégias de remediação têm sido procuradas com afinco, mas os pais continuam a desvalorizar o insucesso.
O segundo conferencista deveria falar em todas as escolas, com todos nós!!! Foi de facto eletrizante a forma como as situações foram colocadas. Saí de lá cheia de vontade de recomeçar, de acreditar que é possivel. Foi uma escola para mim, não só como professora mas também como mãe.
Obrigada por esta brilhante tarde