Imagem de João Paulo Maia
Re: Para quê falar de individualização do processo de ensino e aprendizagem?
por João Paulo Maia - quarta, 15 maio 2013, 19:44
 
Muito boa tarde!  

1) Um dos resultados práticos da pergunta teórica que formulei acaba de ser exposto numa resposta/diálogo que efectuei, neste fórum, a partir de uma intervenção do nosso colega Jaime Pinho, cujo título é "Assim, sim!". 

2) O resultado pode ser consultado naquilo que designei por "Uma nota suplementar" (final do texto), o qual é enquadrável na metodologia que nos foi apresentada na conferência do Professor João Queiroz, tal como pode ser constatado pelas observações do nosso colega Jaime que tentei reforçar em três itens. A referida nota tenta consubstanciar um tópico que levantei aquando da realização da conferência e que constituíu um desafio que assumi publicamente, a saber: a possibilidade de conciliar um ensino de qualidade com resultados escolares em testes e exames nacionais, mesmo quando a população escolar em causa não é, à partida e numa análise a vários indicadores estatísticos, favorecida; bem pelo contrário. O desafio parece, felizmente, ter sido ganho. 

Cumprimentos a todos e óptimo trabalho! 

João Paulo Maia
Escola Secundária D. João II