Imagem de Margarida Pinto
Individualização do Processo de Ensino e Aprendizagem
por Margarida Pinto - quarta, 6 março 2013, 02:58

Avaliação: haverá certamente muitas formas de a fazer, mas será sempre uma avaliação! Da qual não podemos fugir (mas por vezes apetece!!); a qual nos tira horas de sono por gerar desacordos e conflitos, entre os vários intervenientes. É desta forma que concordo que a avaliação deva ser o mais explícita possível, tanto para o aluno, como para os pais...sem equívocos de maior. Aliás, estes têm o direito de a exigir e o dever de a compreender nas suas diversas formas.

Segundo o meu entendimento do que foi defendido pelo Prof. João Paulo Queiroz, o item a avaliar deve ser explicado aos alunos em cada aula, e avalia-se únicamente esse mesmo item. Descansando apenas quando todos os alunos tiverem intuído o objetivo/competência de se pretende alcançar.

Sucesso a 100%? Isto sim, parece-me ser uma utopia nos dias que correm! As motivações e interesses dos nossos alunos são cada vez mais dispares, fruto das suas vivênvias e ambientes familiares (muitas vezes desmoronados pelas mais diversas e variadas razões). A indisciplina em sala de aula...

O sucesso a 100% poderá decorrer do tipo de avaliação implementada? Talvez, mas com muitas reticências da minha parte...