Re: Conectivismo | |
|
Os alunos que tenho tido ainda estão longe deste tipo de aprendizagem, pelo menos ao nível das tarefas que lhes proponho nas aulas. Por exemplo, atividades que devem realizar com conteúdos da disciplina e que valem 5%: Publicar em www.facebook.com/cfq7ano ou enviar para o meu email 5 sites, imagens ou vídeos com uma descrição; Criar um site pessoal (www.weebly.com , www.wix.com , www.webnode.com , www.blogger.com , www.wikispaces.com); Criar uma banda desenhada (www.pixton.com); Criar uma apresentação interativa (www.prezi.com). São poucos os alunos que realizam estas tarefas, como se pode verificar em www.facebook.com/cfq7ano/posts_to_page (o mesmo acontece em www.facebook.com/cfq8ano e www.facebook.com/cfq9ano ) Apesar de muitos terem acesso a smartphones, tablets, computadores, Internet, normalmente não querem ou não sabem usá-los para as tarefas referidas. No ensino básico estão preocupados em brincar, no ensino secundário estão preocupados com os exames: não têm tempo para aplicar "o Conectivismo, relacionado com a Era Digital" aos conteúdos das disciplinas, não sabem trabalhar com os programas/aplicações e ainda não desenvolveram as competências para o século XXI. |
Re: Conectivismo | |
|
Bem, eu nem sabia o que era o Conectivismo! E continuo sem saber, apesar de ter ido ler, rapidamente, a fonte sugerida pelo Carlos. Li também, brevemente, partes da informação de um site e, copiei o seguinte "o fluxo de informação é muito superior ao que podemos apre(e)nder", in http://orfeu.org/weblearning20/4_2_conectivismo - É como me sinto relativamente ao Conectivismo - só poderia comentar, se me debruçasse exaustivamente sobre esta Teoria dr Aprendizagem... Assim, prefiro dizer que ninguém aprende nada se não se debruçar seriamente sobre o assunto - e isso exige trabalho sério! Posso, para ensinar o pH, partir da análise da água da torneira, do rio, da água engarrafada, do poço... procurar informação aqui e ali, ir visitar uma central de tratamento de águas, mas... para saber o que é, não basta passear (real e figuradamente..) - é preciso estudar... Como posso apreender a informação que recolhi googlando se não a ler com atenção, se não a tratar, se não a reescrever?... Ensine-se com as TIC nas Salas do Futuro, mas ensine-se a ler, a escrever (o próprio, com as suas palavras, sem copy|paste), a contar e a ... pensar (só se pensa o que se lê, o que se escreve, linguisticamente, matematicamente, artisticamente...) |