A metodologia de desenvolvimento deste curso e respetiva avaliação de cada formando, centrar-se-á na participação das 4 conferências, seguidas de um contributo, após cada conferência, no fórum de discussão.
Esta discussão decorrerá ao estilo de um debate. Não se pretendem intervenções muito extensas e aprofundadas, mas antes um diálogo vivo e com ritmo. No entanto, num extremo oposto, não se esperam participações sucintas do tipo: "Concordo" ou "gostei".
Está a aberta a discussão sobre o tema “Escola: uma organização para o sucesso educativo?"Cada formando deverá participar pelo menosuma vez na discussão de cada tema.